data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O beach tênis, o tênis praticado na areia, é um esporte que está em alta nos últimos anos, e agora, durante o verão, a procura por ele tem sido ainda maior. No Avenida Tênis Clube (ATC) são duas quadras dedicadas ao esporte.
- Começamos há três ou quatro anos, com apenas uma quadra. Hoje, uma só não basta, porque são muitos novos praticantes querendo jogar - diz o vice-presidente de esportes do ATC, Adriano Peres de Moraes.
Por ser de aprendizado relativamente simples, Moraes considera que, com poucas horas de prática, é possível executar bons golpes e claro, se divertir:
- É um esporte totalmente democrático e a procura está sendo muito grande. O pessoal tem procurado esportes ao ar livre por estarem cansados de ficar em casa e o beach tênis cada vez mais é escolhido.
O advogado Alexandre Martini, 47 anos, é jogador tanto de tênis quanto do beach tênis e também considera o esporte democrático, o que, segundo ele, é a razão da crescente dos últimos anos.
- No tênis você demora um pouco mais para pegar a técnica do jogo. Já no beach tênis, a pessoa que está começando, em duas semanas consegue fazer um jogo legal contra quem pratica há mais tempo. Isso é apaixonante para quem está aderindo a modalidade - comenta.
Apenas uma cidade da região ainda não está em situação de emergência por causa da seca
Ainda assim, Martini acredita que Santa Maria está um pouco atrás de outras cidades do Estado como Porto Alegre e Santa Cruz, em função da pandemia, quando os jogos pararam de ocorrer.
Fora a condição de ser praticado na areia, o beach tênis tem diferenças e semelhanças em relação ao tênis tradicional. Conforme o professor Rodrigo Martins, 35 anos, as pontuações do jogo são iguais, porém não há o ponto de vantagem. Além disso, as dimensões das quadras de areia são 16x4,5m em jogos individuais e 16x8m para partidas disputadas em duplas, menores do que o de quadra. Pode ser feito um saque apenas e de qualquer lugar da quadra.
Segundo o professor, comparando o beach tênis com outros esportes de raquete, ele é mais leve.
- A questão técnica é muito mais simples do que o tênis de quadra. A bola tem menos pressurização, a mesma usada para crianças que estão aprendendo o tênis, a raquete é muito leve e a areia dá a cara de praia - explica Rodrigo.
Ainda segundo ele, a prática em duplas mistas é a mais comum, e o esporte se tornou de família.
Mesmo sendo um esporte descontraído, isto não o torna menos cansativo, é o que pensa a psicóloga Laura Prochnow, de 44 anos.
- A gente sua bastante. A areia é pesada e precisamos nos deslocar, então exige um pouco de preparo físico - diz ela, que joga tênis de quadra desde criança.
*Colaborou Gabriel Marques